top of page
ABF Developments - Construtora e Incorporadora de alto padrão | Porto Alegre - RS

Blog

ABF Developments entrega mural de Kobra em homenagem a Paixão Côrtes

A obra, presente da construtora para Porto Alegre, ficou pronta no final de semana.

A noite de ontem foi marcada, no 4º Distrito da capital gaúcha, pela entrega do mural produzido por Eduardo Kobra em homenagem ao tradicionalista Paixão Côrtes. Em evento oficial, autoridades, empresários, artistas, imprensa e outros convidados prestigiaram a revelação da arte, resultado de uma semana de intenso trabalho do muralista e sua equipe. A partir de agora, ela está visível e acessível para todos que passarem pela rua Almirante Tamandaré, 100, próximo à Avenida Voluntários da Pátria.

Kobra, que tem um novo projeto de resgate, manutenção e valorização das culturas regionais, cria murais destacando grandes nomes que contribuíram para a história e cultura do nosso país, como o compositor e poeta Zacarias Mourão (autor de “Pé de Cedro”), retratado em Coxim, no Mato Grosso do Sul. Para este mural – no qual está inserido no projeto -, conta que estudou sobre Paixão Côrtes antes de iniciar os esboços para a imagem retratada na obra. “Foi uma honra fazer um mural de uma pessoa que contribuiu tanto para a cultura do gaúcho. Antes de pensar na arte, fiz uma pesquisa bem intensa sobre a vida e obra de Paixão Côrtes. Fizemos diversos esboços e mesmo quando julguei ter chegado ao desenho final, acabei mudando cores e alguns elementos depois de chegar na cidade. Espero que os gaúchos e turistas que visitarem o mural gostem do trabalho e se interessem ainda mais por essa personalidade tão marcante”, diz Eduardo Kobra.

Responsável por convidar Kobra para criar o mural, o CEO da ABF Developments, Eduardo Fonseca, recepcionou os cerca de 200 convidados no Galpão 4D – espaço onde fica a obra e que receberá, até o fim do ano, uma série de operações gastronômicas. Recepcionados no espaço externo do galpão, o público se mostrou surpreso e encantado com a imagem de 16 metros de largura e 10 metros de altura. “Esse era um sonho de muito tempo e faz muito sentido o mural ser no 4º Distrito, pois é um espaço que está sendo revitalizado, valorizando a região e trazendo um novo ponto turístico para Porto Alegre”, afirmou Fonseca sobre o projeto.

Da esquerda para direita: Ramiro Rosário (Vereador de Porto Alegre), Eduardo Fonseca (CEO da ABF Developments), Germano Bremm (Secretário do Meio Ambiente), Cláudia Araújo (Vereadora de Porto Alegre), Ricardo Gomes (Vice-prefeito de Porto Alegre / Prefeito em exercício no ato), Felipe Camozzatto (Deputado Estadual) e Beatriz Araujo (Secretária de Estado da Cultura).


Com as características inconfundíveis dos murais assinados por Kobra – imagens super realistas, com cores fortes e contrastantes e elementos geométricos–, a obra apresenta uma imagem gigante de Paixão Côrtes segurando a Chama Crioula, tradição iniciada por ele em 1947. Também integra a arte a figura do Laçador, de Antônio Caringi, estátua para a qual o tradicionalista serviu de modelo em 1954. “Ter Paixão Côrtes ao lado do Laçador e da Chama Crioula que ele acendeu há 75 anos, ver ele, junto de símbolos do Rio Grande, faz com que as pessoas tenham vontade de saber quem foi essa figura, saber mais sobre o trabalho dele e conhecer o que ele fez”, disse emocionado Carlos Paixão Côrtes, filho do homenageado, que estava acompanhado de outros membros da família. Antonella Caringi, neta do escultor Antônio Caringi, também prestigiou o evento.

Além de ser um presente da ABF para a cidade, o trabalho de um dos muralistas mais famosos do mundo se torna um novo ponto turístico no 4º Distrito. A região, que estava esquecida, começou a ser revitalizada há alguns anos e foi redescoberta pelos porto-alegrenses. Agora, a atmosfera de inovação, jovialidade e cultura já é uma realidade da área, que por sua localização geográfica facilita o acesso de moradores de diversos bairros e cidades próximas.

Exemplo desta reinvenção é o próprio local onde o mural de Kobra foi criado: o galpão abrigou, na primeira metade do século XX, a sede da antiga Companhia Fábrica de Vidros Sul-Brasileira. A renovação promovida pela construtora ABF Developments transformará a construção em um um complexo multiuso, com o propósito de criar um ambiente de entretenimento que una música, arte e gastronomia, se tornando um dos principais pontos de lazer de Porto Alegre já em 2023. Aumentando ainda mais a integração da região, o empreendimento também receberá o Quattro – 4D Premium Lofts, que contempla 41 lofts exclusivos e foi pensado para conquistar o público que aproveita o potencial do 4º Distrito.

Comments


bottom of page