Temos a cidade como nosso habitat, e modernizá-la, inová-la e preservá-la é mais do que necessário, deve ser um compromisso de cada um de nós
Somos urbanos e vivemos em um grande centro, ou seja, Porto Alegre, a capital dos gaúchos. Lugares melhores, bairros desenvolvidos e edificações revitalizadas, que conservam suas memórias, promovendo um novo uso são sinônimos de locais saudáveis e acolhedores, que conversam entre si, com o espaço público e com as pessoas ao mesmo tempo.
E é no trilho deste caminho que a ABF Developments aposta, investindo em um projeto totalmente ousado e fora da caixa, o 4D Complex House, no Quarto Distrito, região com muitos pontos de conexão entre arte, design e arquitetura. E, junto a isso, quem mais ganha é a população e a cidade, pois com a aprovação na Câmara de Vereadores em Agosto de 2022 do projeto de revitalização do Quarto Distrito, obras de expansão e qualificação para esta parte da Capital já estão previstas.
“Unir em um único empreendimento um novo modo de morar e viver, trazendo para Porto Alegre uma edificação moderna e que simultaneamente preserva o patrimônio histórico da cidade é oferecer aos seus moradores mais qualidade de vida e à busca de soluções viáveis e acessíveis”, Eduardo Fonseca CEO da ABF Developments
Complexo multiuso – Situado na Rua Almirante Tamandaré, esquina com a Rua Voluntários da Pátria, no Bairro Floresta, pertencente ao Quarto Distrito, a obra teve suas 438 unidades comercializadas em apenas 120 dias. O 4D Complex House integra apartamentos compactos, a partir de 17 m², com completa infra de lazer e serviços, além do galpão centenário, que passa por um retrofit, mantendo suas características originais, porém dando novo uso às instalaçõpes. A construção, que fica na parte da frente do empreendimento, tendo total ligação com a edificação, abrigará um food beer hall, com diferentes atividades, desde gastronomia, entretenimento e manifestações culturais e artísticas inclusivas à cidade.
Revitalização da Voluntários da Pátria – sendo esta uma via central do Quarto Distrito, no projeto de revitalização da região estão previstas melhorias tanto para Avenida Farrapos, como para Voluntários da Pátria. Porém, para esta última, a ideia era sua duplicação, inclusive com prédios já desapropriados pelo município. Só que para a concretização dessa proposta, todas as áreas teriam de ser desapropriadas, o que não será possível em razão de seus proprietários por vezes não concordarem.
Mas, como para tudo na vida existe alguma saída, surgiu, pelas mãos do empreendedor, fundador da UrbsNova, empresa de inovação social, Jorge Piqué, que participou de diversas reuniões com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre em razão da apresentação de um projeto seu particular, o Distrito Criativo, já implantado naquela região, um projeto de expansão e qualificação do passeio público da Voluntários da Pátria. “Desta forma, imprime-se qualidade para o local, com arborização, mobiliário público e boa iluminação, sem a necessidade de desapropriação de todas as obras do logradouro”, observa Piqué.
O projeto já foi apresentado para a equipe técnica da revitalização do Quarto Distrito, assim como já foi também realizada audiência pública sobre a ideia. Com isso, o empreendedor não está afirmando que a proposição será equacionada toda de uma vez, em 2023, ou da forma como apresentou aos técnicos e profissionais do município, pois é um planejamento bem grandioso. “Porém, já há um norte de como resolver as questões urbanísticas envolvendo a Voluntários da Pátria, regenerando o local e tornando-o mais aprazível a todos”, ressalta ele. Na minuta do projeto entregue à Prefeitura de Porto Alegre, está contemplada a melhoria urbana da Voluntários.
Imagens em perspectiva: Divulgação/ABF Developments
Comments